quinta-feira, 15 de março de 2012

Resumo de Revolução Francesa

A Revolução Francesa inspirou reformas em outros países, além de ter influenciado na independência das colônias espanholas e na proclamação da independência do Brasil. A revolução rompeu com o antigo regime, que dominava a Europa desde o século XV. Tornou-se, assim, um importante marco histórico, iniciando a Idade Contemporânea. Antes da revolução, a França era caracterizada pelo Antigo Regime, ou seja, o absolutismo monárquico, o mercantilismo e a sociedade estamental. Revolução Francesa foi o conjunto de eventos que, de 1789 a 1799, alterou o quadro político, econômico e social da França.

Antecedentes

A divisão da sociedade francesa também pode ser considerada causa da revolução, pois não havia mobilidade e a posição social dependia do nascimento. Além disso, o quadro econômico na França era péssimo e a fome ameaçava a população. Secas prejudicavam a agricultura e acentuavam a miséria. Havia escassez de alimentos, o que aumentava ainda mais a revolta da população. O gasto com guerras pesou na economia do país. A França participou da Guerra da Independência dos Estados Unidos e perdeu a Guerra dos Sete Anos, contra a Inglaterra. As ideias iluministas também influenciaram o desejo por reformas políticas e econômicas. Os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade acabaram estampados nas cores da bandeira e também no hino da França. Dentre as principais causas da Revolução Francesa, podemos destacar o custo da monarquia, pois o rei Luís XVI e a sua corte gastavam enormes quantias para sustentar seus privilégios.

Causas

Enquanto camponeses e operários se queixavam da vida miserável que levavam, os burgueses reclamavam por maior liberdade econômica e política. O terceiro estado era obrigado a pagar grandes impostos para sustentar os privilégios do clero e da nobreza. Porém, eram os camponeses e operários os que mais sofriam com as situações degradantes de trabalho. Os nobres possuíam quase todas as terras da França, mas passavam a maior parte do tempo longe de suas propriedades e estavam livres do pagamento de impostos. O clero compartilhava de vários privilégios da nobreza.

Divisão da sociedade francesa

O clero integrava o primeiro estado, somando 0,5% da população. A nobreza formava o segundo estado, somando 1,5% da população. O povo, incluindo a burguesia, formava o terceiro estado, somando 98% da população. A sociedade francesa era estamental, dividida em três estados ou ordens.

Os Estados Gerais

A França atravessa uma grande crise financeira e política e o Rei Luis XVI autorizou a convocação da Assembleia dos Estados Gerais. Ela reunia membros dos três estados. Naquele momento, o objetivo era fazer a nobreza e o clero também pagar impostos. Para tentar resolver os problemas econômicos da França. Isto ocorreu em maio de 1789.

Surgiu um grande impasse sobre a forma de votação.Já a votação por cabeça, considerando a decisão individual na Assembleia, agradava a burguesia. Isto porque, sendo maioria, garantiria a vitória dos seus interesses. A votação por estado, ou seja, um voto por estado, agradava a nobreza, pois, obtendo apoio do clero, sempre vencia o povo nas decisões. Eram dois votos contra um. Continuou o impasse. Assim os descontentes, o terceiro estado, liderados pela burguesia – exigiu a criação de uma constituição para a França. Saem da reunião e vão para o Salão de Pela, próximo ao Palácio de Versalhes, onde juraram manter a Assembleia Constituinte até a elaboração da Constituição. Sem conseguir conciliar os interesses dos três estados – e sem tomar decisão alguma – Luís XVI mandou fechar a Assembleia.

A partir daí, a Revolução Francesa se subdivide em:

Assembleia Nacional Constituinte, Convenção e Diretório.

Em julho de 1789, a Assembléia Nacional Constituinte foi aberta com o objetivo de criar uma constituição na França

O povo saiu às ruas. A manifestação do povo chegou na Bastilha, prisão política da monarquia francesa. Considera-se que o povo invadiu esta prisão com objetivo de se apoderar da pólvora lá existente .De qualquer forma, a Queda da Bastilha, em julho de 1789, se tornou o símbolo do início da Revolução Francesa e do fim do Antigo Regime na França.Com isso, teve início o período do “grande medo”, durante o qual a violência se espalhou pelo país, principalmente no meio rural , onde várias propriedades foram destruídas por camponeses que queria acabar com as obrigações feudais. Para tentar conter com a violência a Assembleia Constituinte promulga o fim das obrigações Enquanto isso, muitos nobres fugiram para outros reinos absolutistas . Onde começaram a formar alianças para um ataque contrarrevolucionario com o objetivo de restaurar o absolutismo.

Na prática, a maior parte destas reformas vinham ao encontro dos interesses da alta burguesia, que tentava, com êxito, eliminar os vestígios do antigo regime na França. Outro lado, boa parte do terceiro estado, incluindo a pequena e média burguesia, continuava em condições precárias.

Outras mudanças que ocorreram foi : a abolição do regime feudal, da sociedade estamental e a separação entre Igreja e Estado. Foi criada também a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que defendia o direito à liberdade e à igualdade jurídica e Constituição Civil do Clero.

Assim, começaram a surgir manifestações de protestos e revoltas populares. Os parisienses, suspeitando que a Cora francesa estivesse colaborando secretamente com os nobres contrarrevolucionarios , decidiram se prevenir. Em setembro de 1792, eles tomaram o poder municipal de Paris, estabelecendo um governo revolucionário e autônomo .Em seguida invadiram o palácio de Tulherias e prendeu Luis XVI.

Convenção ou Terror Jacobino

Dias depois , o governo revolucionário de Paris convocou todos os franceses para elegerem, por sufrágio universal , um novo órgão legislativo e executivo: A Convenção Nacional. No início, predominaram os girondinos, mas logo os jacobinos passaram à ofensiva. Os jacobinos tiveram controle da França durante boa parte dessa fase.

Após a Batalha de Valmy, as tropas estrangeiras foram finalmente expulsas do território francês.

Grupos políticos

Os girondinos sentavam à direita nas assembleias e os jacobinos, à esquerda. Havia ainda a planície, sem posições definidas e que sentava ao centro. Este fato deu origem aos termos partidos de esquerda, direita e de centro. Os jacobinos eram representantes da pequena e média burguesia e tinham postura radical. Estavam dispostos a levar adiante a revolução e suas consequências. Os girondinos eram representantes da alta burguesia e tinham postura moderada. Estavam interessados em deter a revolução, a fim de evitar a desorganização econômica da França. Como a burguesia esta dividida por diferentes interesses, dois grupos políticos principais passaram a se defrontar: girondinos e jacobinos.

Algumas medidas estabelecidas na Convenção foram : a abolição da escravidão nas colônias francesas, fim dos privilégios, divisão dos latifúndios, ensino primário gratuito e obrigatório, entre outras.

Em janeiro de 1793, Luís XVI foi mandado para a guilhotina e, alguns meses mais tarde, aconteceu o mesmo com Maria Antonieta, sua esposa.

Nesse período, destacou-se a atuação de Robespierre, importante líder jacobino. Outra figura de destaque na revolução foi Danton. Junto a Marat, incitava o povo contra os inimigos da revolução e contra o rei. A Convenção passou a promover uma série de mudanças radicais. Instituiu-se um governo centralizado e foi criado o Comitê de Salvação Pública, encarregado da defesa interna e externa da revolução. Aberta em agosto de 1792, a Convenção Nacional foi eleita para decretar o fim da monarquia na França e proclamar uma República. Esta fase encerrou em 1794.

· Na ânsia de deter os adversários políticos, muitas perseguições, julgamentos e execuções foram cometidos. Calcula-se que tenham morrido aproximadamente 45 mil pessoas.n Robespierre e seus aliados estavam convencidos de que, para salvar a república e a revolução, seria necessário eliminar opositores.n Em resposta aos atentados cometidos pelos girondinos, os jacobinos deram início a uma fase de violência conhecida como Terror. As medidas estabelecidas na Convenção provocaram forte reação da alta burguesia. Uma onda de crimes, assassinatos e conspirações foi desencadeada pelos girondinos. Em julho de 1793, Marat foi assassinado.

No entanto, a alta burguesia conseguiu retomar o controle sobre a revolução com o Terror Branco ( Reação Terminadoriana). Em julho de 1794, o próprio Robespierre foi morto na guilhotina.

Diretório

Em agosto de 1795, foi criado o Diretório, no qual cinco membros – chamados de diretores – exerciam o Poder Executivo. Com o passar do tempo, o governo do Diretório foi ficando cada vez mais enfraquecido. Com a França imersa no caos, e sob a ameaça de ataques internos e externos e a A crise econômica agravava-se a cada dia, a corrupção aumentava e faltavam alimentos. A burguesia articulou entregar o poder a alguém influente e poderoso. Esse alguém foi o jovem general Napoleão Bonaparte, começou a governar a França após o Golpe dos 18 Brumário. Encerrando em 1799 a Revolução Francesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário