quinta-feira, 15 de março de 2012

Organizando Ideias II

Pesquise!!!!!!!!
Em termo do poder monárquico, o que diferenciou o absolutismo típico do Antigo Regime do Absolutismo ilustrado?

28 comentários:

  1. O despotismo esclarecido (ou ilustrado, ou ainda absolutismo ilustrado) é uma expressão que designa uma forma de governar característica da Europa continental da segunda metade do século XVIII, que embora partilhasse com o absolutismo a exaltação do Estado e do poder do soberano, era animada pelos ideais de progresso, reforma e filantropia do Iluminismo. Ou seja, havia, por um lado, uma ruptura parcial com a tradição Medieval, mas, por outro, não eram acolhidas todas as ideias do Iluminismo, com a definição entre a combinação desses diferentes ideais e a sua concretização pertencendo ao próprio déspota. A expressão "despotismo esclarecido" não foi contemporânea aos acontecimentos, tendo sido forjada mais tarde pelos pesquisadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Antigo Regime, típico da Idade Moderna, compõe-se dos seguintes elementos: capitalismo comercial, política mercantilista, sistema colonial, sociedade estamental, Estado absolutista, intolerância religiosa e laicização cultural.

      O absolutismo, com seu soberano autocrático, caracteriza esse conjunto e até mesmo o simboliza. Não se trata de um simples Estado de transição entre o Estado feudal e o Estado burguês emergente da Revolução Francesa do século XVIII.

      Excluir
  2. O Antigo Regime era uma forma de governar em que, o poder absoluto era de direito divino, privilégios de ordens sociais, intolerância religiosa; influência da Igreja Católica na sociedade principalmente na educação e cultura, servidão, desigualdade de direitos e deveres entre os indivíduos. Já o conceito de Absolutismo Ilustrado corresponde ao chamado ‘despotismo esclarecido’, em que, os monarcas preocupados em perder o seu poderio devido a influências de idéias iluministas que predominava no momento, realizaram algumas transformações no modo de governo (Antigo Regime), como, buscar libertar o governo da influência da religião e utilizar o governo para fomentar a economia, aumentar a riqueza da sociedade.

    ResponderExcluir
  3. O Absolutismo no Antigo Regime, consistia na ideia de que o monarca deveria deter de todo o poder, independente de seu estado físico ou psicológico, a isso chamamos de "Direito Divino dos Reis".
    O termo Despotismo Esclarecido, apesar de contraditório, consistiu na utilização das ideias iluministas, pelos monarcas, para fomentar o campo econômico e separar Igreja e Estado.

    ResponderExcluir
  4. Despotismo esclarecido (também conhecido como despotismo benevolente ou despotismo esclarecido) é uma forma de monarquia absoluta ou despotismo em que governantes foram influenciados pelo Iluminismo.
    O Antigo regime refere-se originalmente ao sistema social e político aristocrático estabelecido na França, sob as dinastias de Valois e Bourbon, entre os séculos XVI e XVIII.
    Durante o Antigo Regime a sociedade francesa encontrava-se dividida em três ordens, estamentos ou estados
    Cada estado tinha direito a um voto nas decisões das assembleias (Estados Gerais). Essa divisão era considerada injusta, pois a nobreza e o clero, que nesse sistema tinham direito a um voto cada, compunham na verdade um só grupo, já que o Estado era vinculado à Igreja Católica na época.
    Hanna Alves

    ResponderExcluir
  5. Frederico II da Prússia, modelo de déspota esclarecidoO despotismo esclarecido é uma expressão que designa uma forma de governar característica da Europa continental da segunda metade do século XVIII, que embora partilhasse com o absolutismo a exaltação do Estado e do poder do soberano, era animada pelos ideais de progresso, reforma e filantropia do Iluminismo. Ou seja, havia, por um lado, uma ruptura parcial com a tradição Medieval, mas, por outro, não eram acolhidas todas as ideias do Iluminismo [1], com a definição entre a combinação desses diferentes ideais e a sua concretização pertencendo ao próprio déspota. A expressão "despotismo esclarecido" não foi contemporânea aos acontecimentos, tendo sido forjada mais tarde pelos pesquisadores.

    O despotismo esclarecido desenvolveu-se sobretudo no leste europeu (Áustria, Prússia e Rússia), Estados então recentemente constituídos, de economia em geral atrasada e essencialmente agrícola, nos quais a burguesia era muito fraca e, consequentemente, com pouco poder político. Em razão disso, o Estado teve de substituir-se à iniciativa privada, elaborando reformas administrativas e jurídicas, dirigindo a economia e orientando a educação. O despotismo esclarecido contribuiu para acelerar a modernização de alguns países. Do ponto de vista religioso, o despotismo esclarecido não encontrou homogeneidade. Em alguns países caracterizou-se por um espírito secular e, em alguns casos dentre eles, hostil à religião. Em outros, o déspota manteve alianças com a religião.

    O argumento para legitimar o poder dos déspotas esclarecidos também não era uniforme. Grande parte deles legitimou o seu poder com base na teoria do contrato social de Thomas Hobbes, na qual se falava sobre o direito divino dos reis.[2] Também legitimaram o seu poder com o argumento de que governam por saberem fazê-lo e que, consequentemente, têm de assegurar o progresso de seus povos - de acordo com o novo ethos das Luzes

    ResponderExcluir
  6. O Absolutismo no Antigo Regime tinha a figura do rei como representante de Deus na terra, ou seja, o rei tinha toda a concentração do poder e autoridade em suas mãos (poder absoluto).
    No Absolutismo Ilustrado, os monarcas europeus na tentativa de reformar o Antigo Regime libertam da religião usando o governo para o aumento da economia e a riqueza da sociedade.

    ResponderExcluir
  7. Absolutismo é uma teoria política que defende que alguém (em geral, um monarca) deve ter poder absoluto, isto é, independente de outro órgão. Os teóricos de relevo associados ao absolutismo incluem autores como Maquiavel, Jean Bodin, Jaime I de Inglaterra, Bossuet e Thomas Hobbes. Esta ideia tem sido algumas vezes confundida com a doutrina do "Direito Divino dos Reis", que defende que a autoridade do governante emana diretamente de Deus, e que não podem ser depostos a não ser por Deus, defendido por alguns absolutistas como Jean Bodin, Jaime I e Jacques Bossuet.Despotismo esclarecido é a união do Iluminismo com o Absolutismo (Rei + burguesia)- Alguns países da Europa encontravam-se ainda sob o sistema feudal e procuraram com a ajudailuministas, alcançar os países mais desenvolvidos. Os projetos propostos pelos filósofos do Século das Luzes
    foram adotados por monarcas e dirigentes dessas regiões, que chegaram anomear intelectuais como conselheiros reais. Por essa razão, tais monarcas foram chamados de déspotas esclarecidos, e seus governos, nos quais foram implementadas reformas econômicase políticas, ficaram conhecidos como absolutismo ilustrado.

    ResponderExcluir
  8. Absolutismo ilustrado era assumir o poder regente e administrar cada vez mais.
    Rilma 2º3

    ResponderExcluir
  9. O Absolutismo do Antigo Regime considerava a forma de governar, como o poder absoluto era de direitos divinos, intolerância religiosa e privilégios de ordens sociais. Influência da Igreja Católica na sociedade principalmente na educação e da cultura, servidão, desigualdade de direitos e deveres entre os indivíduos.
    O despotismo esclarecido é a expressão que escolhia a forma de governar as característica da Europa continental da segunda metade do século XVIII. Havia por um lado um rompimento parcial com a tradição Medieval, mas por outro lado, não eram acolhidas todas as ideias do Iluminismo. A expressão "despotismo esclarecido" não foi contemporânea aos acontecimentos, apesar de uma opinião contraditória continuaram com as ideias iluministas, para suscitar o campo da economia e a separação da Igreja e do Estado.

    MILENA SILVA NEVES
    2º - 01

    ResponderExcluir
  10. O despotismo esclarecido (ou ilustrado, ou ainda absolutismo ilustrado) é uma expressão que designa uma forma de governar característica da Europa continental da segunda metade do século XVIII, que embora partilhasse com o absolutismo a exaltação do Estado e do poder do soberano, era animada pelos ideais de progresso, reforma e filantropia do Iluminismo. Ou seja, havia, por um lado, uma ruptura parcial com a tradição Medieval, mas, por outro, não eram acolhidas todas as ideias do Iluminismo [1], com a definição entre a combinação desses diferentes ideais e a sua concretização pertencendo ao próprio déspota. A expressão "despotismo esclarecido" não foi contemporânea aos acontecimentos, tendo sido forjada mais tarde pelos pesquisadores.

    O despotismo esclarecido desenvolveu-se sobretudo no leste europeu (Áustria, Prússia e Rússia), Estados então recentemente constituídos, de economia em geral atrasada e essencialmente agrícola, nos quais a burguesia era muito fraca e, consequentemente, com pouco poder político. Em razão disso, o Estado teve de substituir-se à iniciativa privada, elaborando reformas administrativas e jurídicas, dirigindo a economia e orientando a educação. O despotismo esclarecido contribuiu para acelerar a modernização de alguns países. Do ponto de vista religioso, o despotismo esclarecido não encontrou homogeneidade. Em alguns países caracterizou-se por um espírito secular e, em alguns casos dentre eles, hostil à religião. Em outros, o déspota manteve alianças com a religião.

    O argumento para legitimar o poder dos déspotas esclarecidos também não era uniforme. Grande parte deles legitimou o seu poder com base na teoria do contrato social de Thomas Hobbes, na qual se falava sobre o direito divino dos reis.[2] Também legitimaram o seu poder com o argumento de que governam por saberem fazê-lo e que, consequentemente, têm de assegurar o progresso de seus povos - de acordo com o novo ethos das Luzes.

    ResponderExcluir
  11. No Absulutismo do antigo regime o rei era tido como uma forma de deus na terra e que a igreja era a mandante do estado ja O despotismo esclarecido era ate certo ponto contra estas idias e eram favoraveis a ideias iluministas .

    jose pereira 2 1

    ResponderExcluir
  12. O Absolutismo do Antigo Regime considerava a forma de governar, como o poder absoluto era de direitos divinos, intolerância religiosa e privilégios de ordens sociais.O absolutismo tinha influencia da igreja católica, na educação,cultura etc, onde ele pregava os direitos e deveres dos cidadães.

    O despotismo esclarecido é uma expressão que designa uma forma de governar característica da Europa continental da segunda metade do século XVIII, que embora partilhasse com o absolutismo a exaltação do Estado e do poder do soberano, era animada pelos ideais de progresso, reforma e filantropia do Iluminismo. Ou seja, havia, por um lado, uma ruptura parcial com a tradição Medieval, mas, por outro, não eram acolhidas todas as ideias do Iluminismo [1], com a definição entre a combinação desses diferentes ideais e a sua concretização pertencendo ao próprio déspota. A expressão "despotismo esclarecido" não foi contemporânea aos acontecimentos, tendo sido forjada mais tarde pelos pesquisadores.



    Adriiano Cambuí turma 2

    ResponderExcluir
  13. O monarca, no Antigo Regimo, era dotado de um poder absoluto e detinha os três poderes do Estado (legislativo, executivo e juridiciario).No Absolutismo Ilustrado, o monarca faz algumas reformas econômicas que visavam a modernização do Estado e a libertação da influência exercida pela Igreja, adotando algumas idéias selecionadas do Iluminismo.

    Jardel Ribeiro
    2º ano I

    ResponderExcluir
  14. Absolutismo é uma teoria política que defende que alguém deve ter poder absoluto, isto é, independente de outro órgão.Ou seja o monarca detinha de todo o poder.
    O despotismo esclarecido é uma expressão que designa uma forma de governar característica da Europa continental da segunda metade do século XVIII, que embora partilhasse com o absolutismo a exaltação do Estado e do poder do soberano, era animada pelos ideais de progresso, reforma e filantropia do Iluminismo

    ResponderExcluir
  15. O Antigo Regime, típico da Idade Moderna, compõe-se dos seguintes elementos: capitalismo comercial, política mercantilista, sistema colonial, sociedade estamental, Estado absolutista, intolerância religiosa e laicização cultural.

    O absolutismo, com seu soberano autocrático, caracteriza esse conjunto e até mesmo o simboliza. Não se trata de um simples Estado de transição entre o Estado feudal e o Estado burguês emergente da Revolução Francesa do século XVIII.

    nome:laisa santos costa serie:02 turma:03

    ResponderExcluir
  16. O Absolutismo no Antigo Regime, consistia na ideia de que o monarca deveria deter de todo o poder, independente de seu estado físico ou psicológico, a isso chamamos de "Direito Divino dos Reis".
    O termo Despotismo Esclarecido, apesar de contraditório, consistiu na utilização das ideias iluministas, pelos monarcas, para fomentar o campo econômico e separar Igreja e Estado.

    Deisiane ribeiro 2°3

    ResponderExcluir
  17. Absolutismo é uma teoria política que defende que alguém deve ter poder absoluto, isto é, independente de outro órgão.Ou seja o monarca detinha de todo o poder.
    O despotismo esclarecido é uma expressão que designa uma forma de governar característica da Europa continental da segunda metade do século XVIII, que embora partilhasse com o absolutismo a exaltação do Estado e do poder do soberano, era animada pelos ideais de progresso, reforma e filantropia do Iluminismo. Ou seja, havia, por um lado, uma ruptura parcial com a tradição Medieval, mas, por outro, não eram acolhidas todas as ideias do Iluminismo [1], com a definição entre a combinação desses diferentes ideais e a sua concretização pertencendo ao próprio déspota. A expressão "despotismo esclarecido" não foi contemporânea aos acontecimentos, tendo sido forjada mais tarde pelos pesquisadores.ramon trindade azevedo 2 ano 2

    ResponderExcluir
  18. Bem a difenrença entre os despota esclarecidos para o antigo regime é que, o antigo regime deixava todo o poder nas mãos do Rei nâo importando se ele tinha condições ou não para esercelo.Já os Despostas Esclarecidos mesmo deixando o poder na mão do Rei ultilizavam os pensamentos do iluminismo como base de governo. De forma mais direta pode se dizer que:

    Antigo Regime - forma de governo concentrada na figura do rei.

    Despotismo Esclarecido - Governa suas nações de forma absolutista, concentrando poder, porém, adotaram algumas idéias do iluminismo

    Aluno: Luan Lessa
    Serie: 2°
    Turma: III

    ResponderExcluir
  19. O Antigo Regime, consistia na ideia de que o monarca Rei devia comandar em tudo,e independente do seu estado, ele era considerado divino, e a Igreja católica tinha grande influencia nesse meio.
    Já o conceito de Absolutismo Ilustrado corresponde ao chamado ‘despotismo esclarecido’, em que, os monarcas preocupados em perder o seu poderio devido a influências de idéias iluministas que predominava no momento, realizaram algumas transformações no modo de governo (Antigo Regime), como, buscar libertar o governo da influência da religião e utilizar o governo para fomentar a economia, aumentar a riqueza da sociedade.

    ResponderExcluir
  20. O Antigo Regime ou Ancien Régime (do francês na frança) refere-se originalmente ao sistema social e político aristocrático estabelecido na França, sob as dinastias de Valois e Bourbon, entre os séculos XVI e XVIII.
    Durante o Antigo Regime a sociedade francesa encontrava-se dividida em três ordens, estamentos ou estados: o clero (Primeiro Estado), a nobreza (Segundo Estado) e o Terceiro Estado, que representava a burguesia e os camponeses
    O despotismo esclarecido (ou ilustrado, ou ainda absolutismo ilustrado) é uma expressão que designa uma forma de governar característica da Europa continental da segunda metade do século XVIII, que embora partilhasse com o absolutismo a exaltação do Estado e do poder do soberano, era animada pelos ideais de progresso, reforma e filantropia do Iluminismo. Ou seja, havia, por um lado, uma ruptura parcial com a tradição Medieval, mas, por outro, não eram acolhidas todas as ideias do Iluminismo , com a definição entre a combinação desses diferentes ideais e a sua concretização pertencendo ao próprio déspota. A expressão "despotismo esclarecido" não foi contemporânea aos acontecimentos, tendo sido forjada mais tarde pelos pesquisadores.

    ResponderExcluir
  21. O Antigo Regime pode ser definido como um sistema de governo que vigorou na Europa, principalmente, entre os séculos XVI e XVIII.
    A principais características do Antigo Regime foram:
    - Absolutismo: forma de governo totalmente concentrada na figura do rei. Este exercia seu poder sem utilizar os métodos democráticos, impondo sua própria vontade na elaboração e aplicação das leis. Grande parte dos recursos arrecadados com impostos era utilizado para manter os gastos e o luxo da corte.
    - Mercantilismo: o estado tinha como objetivos a obtenção de metais precisos (para fabricação de moedas), manutenção da balança comercial favorável, protecionismo alfandegário, acúmulo de riquezas nas mãos dos reis e ênfase no comércio marítimo.
    A Revolução Francesa (1789), foi o fato histórico que deu início ao fim do Antigo Regime na Europa, pois tirou do poder a monarquia absolutista.

    Rafael souza machado
    2 ano
    turma 2

    ResponderExcluir
  22. o absolutismo tipico é marcado por um clima de luxo, onde o rei consegue impor sua autoridade aos nobres, como apoio da bugesia e assim tambem o poder religioso. o absolutismo exclarecido é uma nova forma de justificar o fortalecimento do poder real apoiada pelos filósofos iluministas.

    Vitor do Rosario Lima Santos Jr.
    2º Ano Turma 1

    ResponderExcluir
  23. O Antigo Regime , típico da era Moderna, era uma forma de governar que consistia no poder absoluto e do direito divino, tendo privilégios de impor ordens sociais, intolerância religiosidade; tendo influência da Igreja Católica na sociedade, principalmente na cultura e educação, servidão e desigualdade dos direitos e deveres entre os indivíduos.

    Já o Absolustismo Ilustrado, também chamado de "Depotismo Esclarecido", consistiu na realização de transformações no governo, pois os monarcas temiam perder o seu poderio devido a influências de idéias iluministas que predominava no momento. Essas transformações no gorverno consistiam em buscar a libertar do governo, que estava sob influência da religião e também utilizar o governo para fomentar a economia, assim aumentando a economia da sociedade.

    Nome: Wesley Kristian
    Série: 2º Turma: 2

    ResponderExcluir
  24. O monarca, no Antigo Regimo, era dotado de um poder absoluto e detinha os três poderes do Estado (legislativo, executivo e juridiciario)
    No Absolutismo Ilustrado corresponde ao chamado ‘despotismo esclarecido’, em que, os monarcas preocupados em perder o seu poderio devido a influências de idéias iluministas que predominava no momento, realizaram algumas transformações no modo de governo (Antigo Regime), como, buscar libertar o governo da influência da religião e utilizar o governo para fomentar a economia, aumentar a riqueza da sociedade.

    ResponderExcluir
  25. Absolutismo típico: quando o rei tinha todo o poder
    Absolutismo ilustrado: é um estado que proucura conciliar a autoridade com os direitos naturais dos súditose, assim garantir-lhes a prosperidade.

    ResponderExcluir
  26. No antigo ragime o poder era absoluto(poder centralizaddo na mão do rei). O Clero e os Nobres celebrava a desigualdade, pois tinham privilegios,e não pagavam impostos.
    O absolutismo ilustrado varios monarcas e ministros utilizavam as ideias iluministas, libertando as opiniões religiosas e usando o governo para alimentar a economia e aumentar a riqueza da sociedade.

    ResponderExcluir
  27. O absolutismo no Antigo Regime, era a ideia de que o menarca deveria deter de todo o poder, a isso chamamos de " Direito Divino dos Reis". O termo Despotismo Esclarecido, por sua vez consistiu na utilização das ideias iluministas, pelos monarcas, para fomentar o campo econômico e separar Igreja e Estado.

    Isabella Marques 2º 1

    ResponderExcluir