segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Pergunta Relâmpago - Segundo Ano

Explique com suas palavras o texto do Abade Emanuel Sieyès, vigário-geral de Chartres- que acabou representando uma espécie de manisfesto das aspirações burguesas e populares:
" O que é o Terceiro Estado? TUDO.Que tem sido ele até agora na ordem política?NADA. Que pode ele? TORNAR-SE ALGUMA COISA.

4 comentários:

  1. O vigário-geral, mesmo sendo membro do clero, tenta mostrar que o terceiro estado, também deve ter seus direitos,ao invés de somente deveres.

    ResponderExcluir
  2. Desde o período feudal, o terceiro estado esta submetido ao pagamento dos impostos e da sustentação dos outros estamentos e não havia participação na política. O 3º é formado pela grande maioria dos cidadãos e sua opinião não deveria ser ignorada tal como estava acontendo na época.

    Jardel Ribeiro
    2º ano I

    ResponderExcluir
  3. Na França do Antigo Regime e durante a Revolução Francesa, o termo Terceiro Estado indicava as pessoas que não faziam parte do clero,ou seja, eram camponeses, artesãos, comerciantes, profissionais liberais, e burgueses. Esses camponeses com o seu trabalho forneciam alimentos para toda a França, e é esse Terceiro Estado que se rebelará contra a opressão e o fato de pagarem altos impostos e de assim sustentarem o Primeiro e Segundo Estados, que no caso, possuiam o privilégio da isenção de impostos.

    Rafael souza machado
    2 ano
    turma 2

    ResponderExcluir
  4. Segundo o contexto do Abade Emanuel Sieyès, vigário-geral de Chartres, o Terceiro Estado deve ser privilégiado com alguns direitos, ao invés de ter somente deveres, como pagar altíssimos impostos aos 1º e 2º Estados.

    Nome: Wesley Kristian
    Série: 2º Turma: 2

    ResponderExcluir